Campanhas de reconhecimento Pinterest

Objetivos de campanhas no Pinterest Ads

Recentemente fizemos um artigo sobre Pinterest Ads, falando sobre a importância da plataforma e como ela afeta positivamente os usuários. Nesse artigo vamos falar sobre um dos primeiros objetivos de publicidade que as marcas buscam que faz parte da fase de “conhecimento” e “reconhecimento” da marca e dos produtos. Conheça um pouco mais sobre as campanhas de reconhecimento Pinterest.

A primeira etapa para iniciar uma campanha é saber qual é o objetivo da empresa com essa campanha. Os objetivos mais conhecidos no universo digital e os objetivos oferecidos pela plataforma Pinterest ads são:

  • Gerar conhecimento;
  • Estimular a consideração;
  • Obter conversões;

Cada objetivo de mídia está ligado ao que seu público busca nas diferentes fases da jornada até a compra. 

Ao lançar campanhas para cada um desses objetivos de mídia, você pode segmentar usuários do Pinterest em toda a jornada de compra, da descoberta até a ação de compras.

O objetivo da campanha que você escolher determinará muitos fatores dentro da sua campanha.

Entre esses fatores estão a forma como você dá o lance no leilão de anúncios, quais formatos de anúncios estão disponíveis, para o que seus anúncios estão sendo otimizados e a melhor estratégia criativa para seguir.

A plataforma utiliza o famoso conceito de funil de vendas:

Gerar conhecimento

A etapa de reconhecimento, também conhecida como fase de conscientização ou Awareness em marketing, é o estágio inicial do processo de compra em que os consumidores se tornam conscientes de um problema ou de uma necessidade que podem ter. Nesta fase, os clientes ainda podem não estar totalmente cientes das soluções disponíveis, mas estão começando a reconhecer que têm um desafio a ser resolvido ou uma aspiração a ser atendida.

Durante a etapa de reconhecimento, as empresas buscam aumentar a visibilidade de seus produtos ou serviços, muitas vezes através de estratégias de marketing de conteúdo, publicidade, presença nas redes sociais e outras táticas. O objetivo é chamar a atenção do público-alvo, despertar interesse e criar uma conexão inicial.

O Pinterest Ads oferece duas opções para essa configuração de anúncios

1. Reconhecimento e marca – para ajudar as pessoas descobrirem sobre os produtos e serviços da sua empresa;
2. Visualização de vídeo: prioriza a veiculação de vídeos para apresentar os produtos e os serviços da sua empresa.

Quando utilizar esse objetivo de campanha?

Geralmente esse objetivo de campanha é utilizado quando a empresa quer marcar presença e reforçar a lembrança de marca. Essa configuração ajuda a fortalecer a conexão entre as marcas e os consumidores fazendo com a lembrança seja maior etapa de consideração.

Quais são os principais recursos?

  • Impressões: as campanhas de reconhecimento geram impressões rápidas que fazem com que mais e mais pessoas vejam sua marca e reconheçam seus produtos mais rapidamente;
  • Controle de frequência: as campanhas de reconhecimento são as únicas que permitem a configuração que limita ou aumenta a frequência com que os anúncios são apresentados;

Campanha de visualização de vídeo

O objetivo da campanha de visualizações do vídeo é ajudar a gerar reconhecimento dos seus produtos e serviços usando vídeos para alcançar o seu público.

Quando usar

Para alcançar novos clientes que estão pesquisando ativamente em busca de inspiração, o Pinterest recomenda exibir anúncios de vídeo para apresentar sua marca às pessoas usando um formato dinâmico e imersivo. 

O vídeo permite que você gere reconhecimento de marca e incentive seu público a prestar atenção no conteúdo, resultando em visualizações mais longas.