Plano de mídia

O que é um plano de mídia?

O plano de mídia consegue ser efetivo apenas quando está de acordo com as metas de marketing das empresas. O planejamento diz respeito ao modo eficaz de utilizar o tempo e o espaço publicitário incluindo as ferramentas do marketing digital a fim de contribuir para que sejam alcançados os objetivos de publicidade ou de marketing.
 
Da mesma forma que é importante ter um bom planejamento financeiro, ter um bom planejamento de mídia garante que a empresa terá uma boa gestão de compra de espaços publicitários e que não haverá muito desperdício de investimento, uma vez que o planejamento visa comprar a melhor mídia, pelo melhor preço e de forma assertiva.
 
No digital chamamos essa boa compra e o atingimento de resultados como “Mídia de Performance”.
 

Como o planejamento de marketing afeta o plano de mídia?

A forma que a empresa deseja impactar o consumidor, ou os canais de distribuição, preço ou praça podem impactar na hora da aprovação de um planejamento de mídia. O Mix marketing é fator fundamental na aprovação e direcionamento de verbas publicitárias.

Características dos produtos afetam o plano de mídia

O ciclo de vida dos produtos podem e devem influenciar na escolha estratégica das plataformas de mídia. Um produto que está em fase inicial ou lançamento, deve ter um volume de impactos e frequência muito maior que um produto que está consolidado. Para grandes marcas com cobertura de mídia elevada uma frequência alta pode ser descartada.

Características como produtos alimentícios por exemplo podem ter apelo em plataformas de imagens como Instagram, Pinterest entre outras plataformas que possam ajudar o consumidor a “tatear” o produto. Um vídeo por exemplo de uma pizzaria cortando a pizza, esticando o queijo por exemplo, pode trazer o desejo de consumo muito maior do que a simples foto da pizza em um folheto ou uma publicação estática na rede social.

Assim como um produto técnico seja melhor apresentado em plataformas profissionais como o Linkedin ou até mesmo utilizando um canal do Youtube para pessoas assistirem e entenderem e se aprofundarem nas características e utilidades dos produtos.

Canais de distribuição – Praça

As campanhas de mídia devem ser anunciadas em locais onde a empresa distribui seus produtos / serviços para não haver desperdício de orçamento anunciando em uma região que as marca não está presente. Porém o efeito contrário também é válido quando a empresa deseja gerar demanda em determinadas regiões que ainda não possui o produto. A possibilidade de entregar publicidade e gerar demanda também deve ser um ponto a ser analisado.

Reações dos distribuidores a diferentes mídias

Alguns distribuidores podem optar por mídias locais na hora de anunciar, rádios, carros de som, ou outros tipos de mídia alternativa. Antigamente era muito comum na hora de apresentar o planejamento estratégico alguns veículos caírem devido a mídia local ter uma maior efetividade nos planejamentos. Atualmente a penetração das mídias digitais em diversos ambientes faz com que os planos de mídia sejam aprovados com um pouco mais de facilidade. As plataformas oferecem um banco de dados enorme com informações que ajudam a tomar a melhor decisão.

Equiparando o impacto da força de vendas regionais

É possível que anunciar em alguma região específica possa impactar a venda de determinadas regiões. As empresas colocarem força de mídia nos locais onde há um volume maior de vendas, porém isso acaba por enfraquecer regiões onde as vendas já não andam tão bem. É muito comum haver a dúvida se é melhor investir na região ruim para tentar melhorar as vendas ou se é melhor reforçar ainda mais as vendas nas regiões que estão com baixo desempenho.

Exposição ao mercado e políticas de distribuição

As políticas de distribuição de produtos podem impactar diretamente no plano de mídia. Há 3 tipos de distribuição de produtos:

1. Intensiva
Quando a empesa tem uma distribuição intensiva de produtos, a mídia deve apenas fazer cobertura para ajudar os usuários a lembrarem da marca e considerarem o produto no PDV.

2. seletiva

A distribuição seletiva privilegia alguns pontos de acordo com a estratégia comercial. Por exemplo:
– O mercado Dia, que coloca produtos próximo ao vencimento que são removidos do Hipermercado Carrefour, em pequenos comércios de vila para atingir a população de classe C e D com preços mais baixos;

3. exclusiva

Concessionárias de carros que optam em colocar lojas de fábrica com carros populares em bairros de classe C e D, e colocam concessionárias com carros de alto padrão em bairros de classes sociais elevadas.

Personalidade de ponto de varejo

Lojas que tem design de interior mais sofisticado, produtos com valores elevados obrigam que as campanhas também sejam veiculadas em canais onde esse público “seleto” esteja. Por exemplo, anunciar um carro de luxo em revistas de bordo em classe executiva por exemplo.

 

Políticas de Preço e estratégia

A política de preço faz parte dos fatores que mídia não consegue controlar que por sua vez impacta diretamente na verba disponível para publicidade. A concorrência e muitas vezes o governo influenciam nos preços dos produtos, e isso impacta diretamente nas vendas e consequentemente no volume de investimento de mídia.

Promoção

Geralmente produtos que são ofertados em PDV por exemplo, exijam um pouco mais de investimento em mídias off, como merchandising, investimento em espaços de gôndolas, para aumento de market share, investimento em cupons promocionais, sorteios entre outras mídias, mesmo que seja utilizado espaços ou veículos de massa, a maior força de mídia vai para o Off.

3 aspectos de publicidade que influenciam as decisões de mídia:

– Objetivo de publicidade

– posicionamento
– conteúdo da mensagem

O espectro de comunicação e marketing
– Nao atenção
– Atenção
– Conhecimento
– Aceitação
– Convicção
– Ação

Quando começamos a anunciar um produto, podemos dizer que a princípio vamos impactar os clientes que ainda não temos a atenção, à partir do momento da aceitação da comunicação podemos chamar a atenção do consumidor, gerando conhecimento sobre a marca, por meio de argumentos gerar aceitação até o consumidor considerar a compra da marca ou do produto e partir para a ação.

Promoção é o quarto P do marketing mix, e é responsável por comunicar e tornar o produto ou serviço conhecido e atraente para o público-alvo. É um conjunto de atividades que tem como objetivo informar, persuadir e lembrar o consumidor sobre a marca e seus produtos.

A promoção pode ser realizada por meio de diversas estratégias, como:

Publicidade: anúncios pagos em meios de comunicação, como televisão, rádio, internet, revistas e jornais.
Propaganda: comunicação não paga, como relações públicas, marketing de conteúdo e marketing de influência;
Promoções de vendas: descontos, brindes, sorteios e outros incentivos para estimular as vendas;
Vendas pessoais: contato direto com o cliente, como representantes de vendas ou vendedores online;
Marketing direto: comunicação dirigida a um público específico, como mala direta, e-mail marketing e telemarketing;

A promoção é um elemento fundamental do marketing, pois é responsável por criar um relacionamento com o consumidor e estimular as vendas.

A promoção é um elemento essencial do marketing mix, pois é responsável por:

Informar os consumidores sobre a marca e seus produtos: a promoção é uma forma de comunicar os benefícios e diferenciais do produto ou serviço ao público-alvo.
Persuadir os consumidores a comprar: a promoção é uma forma de estimular o desejo de compra do consumidor.
Lembrar os consumidores sobre a marca: a promoção é uma forma de manter a marca na mente do consumidor.

A promoção é um elemento dinâmico que deve ser adaptado às mudanças do mercado e do comportamento do consumidor. As empresas devem estar sempre inovando em suas estratégias de promoção para alcançar seus objetivos de marketing.