Principais otimizações de Meta Ads

Principais otimizações de Meta Ads: 6 que você precisa aprender!

É importante conhecer as principais otimizações de Facebook Ads para que as suas campanhas funcionem da melhor maneira e você tenha mais resultados. Essa é a plataforma utilizada para fazer anúncios de mídia paga digital nas redes sociais Facebook e Instagram. Ela permite que você veicule suas campanhas em diferentes canais e formatos e para públicos muito segmentados. Entretanto, é preciso entender muito bem como funciona a plataforma para que as campanhas tenham sucesso. Caso contrário, o investimento não será tão bem aproveitado. 

Para te ajudar a melhorar os seus anúncios, separamos seis otimizações de Facebook Ads. Assim, você consegue avaliar melhor as suas campanhas ou até orientar e cobrar melhor o profissional responsável pela gestão de tráfego e mídia. 

  1. Objetivo de campanha

Ao configurar um anúncio no Facebook Ads, você deve definir um objetivo. A plataforma oferece diferentes opções de objetivo de campanha para os três estágios do funil de vendas: Atração, Consideração e Conversão. Ao escolher o seu objetivo, é preciso ter muito claras as métricas que vão medir o sucesso, quais formatos são os mais adequados e as melhores segmentações de público. 

Este é o primeiro passo e o mais importante. Isso porque o Facebook Ads vai entregar aquilo que você programar para a campanha. Por isso, se não tiver os resultados esperados, você deve rever este ponto antes de qualquer coisa. Às vezes aconteceu um mal entendimento do objetivo escolhido, ou o conteúdo do anúncio não condiz com ele, entre outras opções.

  1. Quem está sendo impactado?

Se está tudo certo com o seu objetivo de campanha, é o momento de olhar para a segmentação. O Facebook oferece uma série de opções para que a audiência impactada pelo anúncio seja a mais apurada possível. Contudo, quem faz a segmentação é você. Por isso, é preciso ter muita atenção para fazer as melhores escolhas. 

Para isso, é preciso dar um passo para trás e revisar a sua buyer persona ou público-alvo. Veja se está realmente de acordo. Lembre-se dos papéis de compra (decisor, comprador, usuário, iniciador ou influenciador) e saiba para qual deles você quer que o anúncio apareça.

Ao fazer esse exercício você pode encontrar diversas otimizações de Facebook Ads para fazer na sua segmentação ou perceber que precisa mudar toda a comunicação da campanha. 

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  1. Como está o criativo?

Sabendo com maior clareza o objetivo da campanha e o público que será atingido, é o momento de revisar as artes e textos. As redes sociais promovem um consumo de conteúdo muito rápido. Por isso, é essencial que os criativos dêem foco ao principal atrativo da campanha, conversem no mesmo tom de voz do público, seja claro e de fácil entendimento e tenha uma chamada para ação (CTA) assertiva.

Além disso, quando falamos de criativo, falamos muito sobre canais. O Facebook Ads distribui os anúncios para diferentes espaços: stories, feed, canal de vídeo, messenger, barra lateral no desktop, entre tantos outros. Quem escolhe onde o anúncio vai aparecer é você. Sendo assim, é sua a função de destinar os criativos aos canais corretos e que tenham coerência com o seu público. É importante revisar esse ponto para garantir que a campanha está sendo bem aproveitada.

  1. Uma boa instalação de pixel para otimizações em Facebook Ads

Uma das maneiras mais eficazes de otimizar as campanhas é por meio do redirecionamento. Entretanto, é preciso que o pixel do Facebook esteja corretamente instalado no site. Trata-se de um código de rastreamento. Você depende dele até para mensurar o sucesso das campanhas, já que ele acompanha os usuários nas páginas do site, carrinho e até finalização de pedido.

Com esse mecanismo funcionando corretamente, é possível impactar pessoas que já estiveram no seu site e até segmentar aqueles que chegaram a incluir itens no carrinho. Esse tipo de campanha, chamada de remarketing ou retargeting, é o que gera mais resultados em conversão.

  1. Faça o melhor uso do seu investimento

O Facebook Ads permite campanhas com baixo investimento financeiro e entrega resultados proporcionais. Entretanto, é essencial ser estratégico na hora de separar o orçamento nas campanhas e fazer o melhor uso do dinheiro disponível.

Para isso, é preciso voltar ao primeiro passo e rever seus objetivos. Feito isso, é o momento de traçar uma estratégia para alcançá-lo. É crucial ter muito claro que algumas campanhas terão como principal indicador de sucesso alguma métrica que não está diretamente ligada ao faturamento. 

Vale lembrar que se você é novo nesse tipo de estratégia, parte do investimento será para testes. Pense nele como uma estratégia em longo prazo que vai te ajudar a poupar tempo e dinheiro depois. 

  1. Veja tudo que está relacionado à campanha

Para ter bons resultados, é preciso que os anúncios em Facebook Ads estejam direcionados às páginas certas. Uma campanha que leva o usuário a uma página que tem pouco a ver com o criativo, não terá bons resultados. Ou seja, a landing page do seu anúncio deve ser completamente condizente com o conteúdo do mesmo.

Então, não tente enganar o usuário com artes e textos mega atrativos se não é isso que vai oferecer depois. Aliás, páginas com alta taxa de rejeição acabam tendo menor alcance, diminuindo o desempenho da campanha.

Otimizações em Facebook Ads

A plataforma de anúncios oferece o máximo de recursos e resultados para quem sabe utilizá-la e está disposto a investir nela. Mas este é um trabalho que exige tempo e recursos. As otimizações em Facebook Ads podem ser feitas enquanto a campanha está no ar – economizando tempo e dinheiro. Não é preciso esperar o término de uma campanha para fazer as alterações na seguinte. Mas, para isso, é essencial ter alguém sempre de olho nas métricas e no andamento dos anúncios de sua empresa. Essa é uma das principais funções dos gestores de tráfego, responsáveis pela performance de seu negócio. 

Por esse motivo, procurar uma agência especializada ou ter um profissional focado nesta função pode ser um divisor de águas para o seu negócio. Além de estar sempre atento e promovendo as otimizações em Facebook Ads, a pessoa dedicada ainda deve se comprometer em se manter atualizada sobre as novidades da plataforma para fazer o melhor uso dela.