Gestão de tráfego como fazer?
A função mais desejada do momento é a de gestão de tráfego! O profissional responsável por este trabalho tem em suas mãos algumas das mais importantes missões em uma empresa: aumentar o reconhecimento de marca, entender cada ponto da experiência online e, claro, gerar mais vendas. São tantos pontos que compõem a pauta do profissional, que fica difícil saber qual é o real escopo. Por isso, trouxemos neste texto como funciona o trabalho de gestão de tráfego.
Gestão de tráfego: Como fazer?
Mas, antes, está claro para você o que é o tráfego e como fazer sua gestão? Para contextualização, caso você esteja começando, é importante entender a que se destina este trabalho. “Tráfego” é o termo utilizado para se referir ao volume de acessos no site, pessoas “trafegando” pelo seu endereço online. Sendo assim, gerar tráfego é trazer mais potenciais clientes online. Isso inclui atração de leads, relacionamento, compreensão de audiência e todo o acompanhamento durante a jornada de compra.
Entendendo as fontes da audiência
Quanto mais tráfego, mais conversão. Mas de onde vêm essas pessoas? Existem seis tipos e é função do gestor de tráfego estar de olho em todos eles e fazer inferências sobre os números que ele vê. Eles são:
- Orgânico: quando a pessoa faz a pesquisa no mecanismo de busca e encontra o site nos resultados orgânicos.
- Pago: acontece no momento em que o usuário clica em um anúncio feito em mecanismo de busca por parte da empresa.
- Direto: representa aqueles que já digitam o endereço do site no navegador.
- Referência: vem de outros sites, quando um link para o seu é ativado.
- Social: sim, das redes sociais. Seja as suas ou de parceiros, pagos ou orgânicos.
- E-mail Marketing: este tráfego vem de pessoas que não só abriram os e-mails marketing da empresa, como clicaram nos links.
Esses seis tipos de tráfego aparecem no Google Analytics automaticamente. Entretanto, é possível aumentar a precisão e rastreamento da fonte dos usuários do seu site. Para isso, você pode criar links específicos por meio de UTM. Basta gerar um link parametrizado por meio deste site. Lá você insere a URL da página de destino, o meio, a campanha e o que quiser para identificar as campanhas posteriormente.
Gerando tráfego
Esses dados são extremamente importantes, pois eles ajudam a melhorar as estratégias de aumento de tráfego de site, otimizando as campanhas e fazendo melhor uso dos recursos. Parte do trabalho deste profissional é o gerenciamento de budget e campanhas de Social Ads e Google Ads para trazer as pessoas corretas ao site.
Para isso, é preciso estar sempre atento ao comportamento do público, as atualizações das plataformas, os melhores formatos para cada campanha, entre tantos outros fatores que influenciam no volume de pessoas no site.
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Análise constante
Além de fazer o planejamento e a mensuração, cabe ao gestor de tráfego fazer o acompanhamento diário. Isso significa que existe o compromisso de checar os números diariamente. Assim, é possível fazer correções, otimizações ou até encontrar novos padrões para as campanhas de mídia.
Alguns dos dados que devem ter a atenção são: taxa de conversão, volume de pessoas no site, CTR (número de cliques por alcance) e número de vendas. A ideia é ter o máximo de informações e cruzá-las, a fim de trazer insights realmente úteis para melhorar os resultados.
Prestação de contas
Relatórios devem ser constantes. Não basta ter a informação, é preciso que todo o departamento a tenha. Por isso, com uma frequência pré-definida, normalmente mensal, a pessoa responsável pela gestão de tráfego deve apresentar um relatório. Além de tornar os dados acessíveis, a elaboração deste documento encoraja a interpretação apurada dos números e inferências úteis para o time.
Gestão de tráfego e sua equipe
Este trabalho é o core do marketing digital. Portanto, este profissional não trabalha sozinho. Como ele está à frente dos números mais importantes, ele também costuma ser o líder e exerce a função de gestão de projetos. Do planejamento à mensuração, é esta a pessoa que vai guiar a equipe nos briefings de campanha, execução e melhorias. Portanto, ela deve estar ciente das tarefas de cada um e fazer o uso mais inteligente do tempo do time.
Como fazer gestão de tráfego
Está claro que essa é uma função de extrema importância e que exige muito tempo, dedicação, estudos e atualizações, certo? Entender a responsabilidade deste profissional é muito importante para designá-lo à pessoa correta e saber o que exigir dela. De forma resumida, o escopo da gestão de tráfego inclui:
- Planejamento de mídia digital;
- Divisão de investimento de mídia;
- Briefing de peças utilizadas na estratégia;
- Gestão da equipe responsável;
- Análise constante dos dados e métricas;
- Relatório com insights que buscam a otimização do trabalho de marketing e melhor entendimento do comportamento do público.
Gestão de tráfego como fazer a terceirização
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