Com certeza dominar e entender como funciona o Algoritmo do Instagram deve ser um desafio para todos os criadores de conteúdo.

Se você já ouviu ou falou que o engajamento e o número de seguidores da sua conta estão baixos por culpa do algoritmo do Instagram, está na hora de entender melhor como tudo isso funciona! Para começarmos bem, vamos entender o que é este tal de algoritmo. Na informática, o termo se refere a um conjunto de regras e procedimentos para a solução de um problema. Ou seja, o “algoritmo do Instagram” é a fórmula utilizada no desenvolvimento da rede social que denota o seu mecanismo.

Entender como a rede social funciona e entrega conteúdo aos seus potenciais compradores te ajuda a ter mais alcance, engajamento e notoriedade. Para isso, vamos passar as principais informações e recomendações. O Instagram é uma ótima rede social para ganhar público e até fazer conversões, mas é preciso utilizá-lo da maneira correta.

Publicações no feed

A própria missão do Instagram nos dá uma dica de como as publicações são organizadas nos feeds das pessoas: “Nós aproximamos você das pessoas e coisas que ama”. Para isso, são usados alguns critérios. E existem três principais:

  • Interesse: com base nas publicações que a pessoa curte, o tempo que passa com o post na tela, as contas que segue e outras informações que a rede social tem do usuário, é definida uma lista de interesses para cada um. Quando o Instagram se propõe a aproximar as pessoas daquilo que ela ama, este o principal fator na hora de elencar as publicações no feed.
  • Cronologia: este já foi o principal fator. Mas desde 2016, a regência de uma publicação deixou de ser importante. Entretanto, hoje ela se faz mais relevante. Isso porque existe uma preocupação de os posts estarem atualizados quando o usuário abre o app. Eles não vão aparecer necessariamente em ordem cronológica, mas os primeiros serão sempre recentes.
  • Afinidade com a conta: enquanto usuário da rede social, reparou que vê as mesmas contas com mais frequência? Quanto mais você interagir com uma conta e suas publicações, mais as atualizações dela vão aparecer para você.

Boas práticas com o algoritmo do Instagram

Sabendo dessas informações, algumas medidas são indicadas. As principais recomendações para aproveitar melhor são:

  • Conheça o seu público

Identifique quem são as pessoas que você quer atingir. Quais são os interesses dessas pessoas? Faça essa reflexão e liste quais temas mais têm compatibilidade com o seu produto ou serviço. Depois disso, foque o seu conteúdo em assuntos que sejam relevantes para o seu público.

  • Publique em um momento estratégico

Sobre o horário de postagem, ele é importante. De tempos em tempos, são lançados estudos sobre o melhor horário para postar. Alguns chegam a ser mais específicos, separando por grandes temas. Este tipo de informação pode ser o seu ponto de partida. Entretanto, é preciso lembrar que grupos de pessoas agem de maneiras diferentes. Com isso, talvez o público que você quer atingir não tenha os mesmo hábitos de redes sociais que a maioria. Portanto, é importante fazer testes, publicando diariamente em horários diferentes, até encontrar o ideal para você.

  • Atenção na primeira hora de post no ar

Outro ponto importante é a interação. A primeira hora em que uma publicação está no ar é muito importante. Quanto mais curtidas, comentários, compartilhamentos e salvos ela tiver neste período, maior vai ser o alcance. Então, se tiver algum comentário, responda-o o quanto antes e tente aumentar as interações a partir disso. Outra dica é não editar ou excluir e postar novamente um post neste período para não ser penalizado. 

  • Aproveite os recursos

O Instagram dispõe de muitas ferramentas para engajar o público. Quanto mais você utilizá-las, melhor vai ser o seu desempenho. Portanto, é recomendado fazer stories diariamente, por exemplo. Além disso, sempre que tiver um lançamento, como um novo sticker de interação (como enquete, quiz e pergunta), descubra uma forma criativa de fazer uso dele. Além de melhorar a sua reputação com o Instagram, é uma ótima chance de se aproximar dos potenciais compradores.

Melhorando os resultados

Apesar das boas práticas funcionarem, a maneira mais eficiente de aumentar o alcance de forma eficaz e eficiente é por meio de mídia paga. Com o investimento em mídia, você não precisa se preocupar tanto com o algoritmo do Instagram. Esta é uma forma que a rede social encontrou para favorecer as marcas a aumentarem seus engajamentos, respeitando a missão da rede social.

A primeira vantagem é a questão do horário. Quando um post é impulsionado, ele é exibido sem a data e por todo o tempo em que a campanha for configurada. Então, você pode postar quando for melhor para você e sua equipe criativa, que não vai prejudicar o alcance. Outro ponto positivo é que existe a possibilidade de segmentar o público que será impactado pela publicação. Assim, além de aumentar o alcance, o perfil das pessoas estará muito mais qualificado, ou seja, próximo daquele que você traçou como o referente aos potenciais consumidores. São muitas as possibilidades neste sentido e é recomendado aproveitá-las. 

Agora é mão na massa! Lembre-se de que essas dicas são generalizadas. É preciso que você as aplique em sua realidade e faça muitos testes. Se precisar de ajuda, saiba que existem muitos cursos online que se aprofundam mais, tanto em conteúdo, quanto em mídia. Mas não hesite em terceirizar essas funções com uma agência para um trabalho mais profissional e assertivo!